1 de mai. de 2015

traduzindo buk

nós tínhamos peixes dourados
e todos eles nadavam em círculo
no aquário, sobre o balcão
que ficava perto das pesadas cortinas
que cobrem a janela
e minha mãe, sempre sorrindo,
queria que todos nós
fôssemos felizes,
dizendo-me
"seja feliz, Henry"
e ela estava certa:
é melhor ser feliz
se você puder,
mas meu pai continuava a bater nela e em mim
várias vezes
furioso
dentro de sua carcaça de 1 metro e oitenta
porque não conseguia entender
o que o estava atacando por dentro

minha mãe, um pobre peixe,
querendo ser feliz,
agredida duas ou três vezes por semana,
dizia-me para ser feliz:
"Henry, sorria!
Por que você nunca sorri?"

e então ela sorria, pra me mostrar como devia ser,
e era o sorriso mais triste que já vi

um dia, os peixes dourados morreram, todos os cinco,
e flutuavam sobre a água, deitados de lado,
seus olhos ainda abertos,
e quando meu pai chegou em casa,
jogou todos para o gato
que estava no chão da cozinha
e nós assistimos aquilo
enquanto
minha mãe sorria






Um comentário:

naya disse...

Arrasou hein!